terça-feira, 4 de novembro de 2014

Idéia de nação na África

24-05-2012 21:20 - fonte:  http://www.portalangop.co.aoHuíla - Lubango
Especialista defende que africanos devem elevar ideia de nação 



Lubango – Os africanos devem colocar acima de qualquer coisa a unidade territorial e a idéia de nação, respeito pelos símbolos nacionais e o progresso de cada país, para evitar que as interferências externas influenciem negativamente na política e no desenvolvimento do continente, defendeu hoje, no Lubango, Huíla, o professor universitário, Hélder Pedro Alicerces Bahú.
  
Em entrevista à Angop, a propósito dos 49 anos da institucionalização da União Africana (antiga OUA), que na sexta-feira se assinala, o professor de História no ISCED do Lubango disse que boa parte dos problemas africanos são provocados por países acidentais, dai que a ideia de uma neo-colonização é mais como uma luva do tipo invisível e é bem patente neste campo.

"As interferências externas começaram no tempo colonial e persistem até hoje e eu penso que a solução está nas mãos do próprio africano, que têm a responsabilidade de ter mais ambições, pensar no país", disse.
  
Argumentou que estas intromissões, mesmo que continuem, que não sejam tão fortes como agora, pois encontrarão a negação por parte dos próprios africanos.

Hélder Bahú defendeu igualmente a mudança de postura de maior parte de partidos que faz oposição em África, que opta em insistir em ataques pessoais a quem governa, em vez fazer uma política que contribua para o engrandecimento do país, em particular e do continente de uma forma geral.

Acrescentou que muitos dos seus membros da União Africana desviam-se dos intentos consagrados em documentos "muito bem" escritos, relativos a alternância do poder, erradicação da pobreza, do analfabetismo e todas outras formas que contribuem para a melhoria das condições de vida das populações, o que também provoca uma certa instabilidade política em alguns países.

Segundo ele, a UA não conseguirá encontrar um denominador comum para poder mudar o quadro, se os seus integrantes não mudarem as suas políticas, o que quer dizer que ela está dependente dos seus membros.

O professor Hélder Bahú é mestre em história e doutorando pela mesmo disciplina pela Universidade Nova de Lisboa.

A Organização da Unidade Africana (OUA) foi criada a 25 de Maio de 1963 em Addis Abeba, capital da Etiópia, através da assinatura da sua Constituição por representantes de 32 governos de países africanos independentes.
  
A OUA foi substituída pela União Africana a 9 de Julho de 2002.



A organização tem como objetivos a unidade e a solidariedade africana, defende a eliminação do colonialismo, a soberania dos Estados africanos e a integração econômica, além da cooperação política e cultural no continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário