terça-feira, 4 de novembro de 2014

Bandeiras africanas

Chama a atenção o fato de muitas bandeiras africanas apresentarem cores comuns entre elas: combinações entre o verde, o amarelo, o vermelho e o preto são comuns.
As origens dessas combinações estão no Pan-Africanismo, movimento que propunha a união dos povos africanos, como forma de valorizar a África no contexto internacional.
O movimento teve força ao longo das lutas pela independência na segunda metade do século XX, buscando a unidade política de toda a África e o reagrupamento das etnias divididas pelas imposições dos colonizadores.
Valorizavam a realização de cultos aos ancestrais e defendiam a ampliação do uso das línguas e dialetos africanos, proibidos ou limitados pelos europeus.
A teoria pan-africanista foi desenvolvida principalmente pelos africanos na diáspora americana descendentes de africanos escravizados e pessoas nascidas na África a partir de meados do  século XX; no Brasil foi divulgada por Abdias do Nascimento.
Duas diferentes combinações de três cores são referenciadas como as cores pan-africanas: o verde, o amarelo e o vermelho, primeiramente usadas na bandeira da Etiópia.
A Etiópia  é um país emblemático no continente africano: foi o único país que não foi colonizado pelos europeus e  é o berço do rastafarianismo, um movimento importante para a valorização das ideologias africanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário