quarta-feira, 7 de abril de 2010

Parte 2 da matéria 1 anos 2010


Forças Endógenas

As forças endógenas são forças geradas pelas correntes de convecção no interior do manto terrestre. São elas as responsáveis pela movimentação das placas tectônicas.

O intenso calor existente no núcleo da Terra faz o magma presente no manto fluir em grandes correntes denominadas correntes de convecção.As forças endógenas causam a movimentação das placas tectônicas, dobramentos , falhamentos, vulcanismo e abalos sísmicos como terremotos e maremotos.

· Placas Tectônicas

As placas tectônicas são pedaços da crosta terrestre que flutuam sobre o magma do manto na astenosfera.Esses movimentos são extremamente lentos, a uma velocidade média de 2 a 3 cm por ano.Esses movimentos podem ser convergentes quando as placas se encontram e uma delas “mergulha” no manto,sendo fundida novamente no magma por causa das altas temperaturas



Nas zonas de divergência as placas estão se afastando uma da outra, o que provoca uma camada de crosta mais fina que propicia a subida do magma à superfície terrestre.



Obducção- em certas zonas de tensão, as placas são pressionadas umas contra outras, deslizando horizontalmente em direções opostas.




Os dobramentos são cadeias de montanhas formadas pela pressão da movimentação das placas tectônicas sobre a crosta, fazendo com que ela se dobrasse, por causa de uma certa elasticidade.

Quando essa elasticidade é menor, a crosta “quebra “ formando as falhas ( falhamento

Forças Exógenas

As forças exógenas são as forças atuantes na superfície terrestre, influenciando na modelagem do relevo.Esse processo é chamado erosão.Erosão é o desgaste, desagregação ou decomposição de rochas e solos, transporte e deposição ou sedimentação de detritos.Seus principais agentes erosivos são água, vento, gelo, Homem.

· Chuva

A chuva é um dos agentes erosivos mais ativos.Pode tanto abrir um buraco no solo como também uma verdadeira voçoroca.É chamada erosão pluvial.E seus tipos de erosão são:

· Erosão superficial- quando a chuva retira pequenas partículas do solo, principalmente quando esse solo não tem cobertura vegetal.

· Erosão laminar- quando a chuva consegue tirar partículas maiores do que na erosão superficial.

· Erosão em sulcos- quando a chuva forma sulcos, ou caminhos pela superfície terrestre.

· Erosão de revinamento- quando a enxurrada abre verdadeiras crateras que tendem a aumentar.

· Rios

Os rios fazem o trabalho de retirada, transporte e deposição conforme sua etapa. Sua erosão é chamada fluvial.

Na juventude do rio, por causa da declividade da encosta e da força das águas , o rio consegue retirar pedaços de rocha ou sedimentos. Na sua maturidade, com um pouco menos de energia, ele consegue transportar os sedimentos, mas sem fazer o trabalho de desagregação. Na velhice, já em áreas mais planas, e com menos energia ele vai depositando em seu leito os sedimentos trazidos de outras áreas.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Prova e trabalho 1 ano 2010 1 bimestre

Prova:
Conteudo
Coordenadas geográficas
Definição de paisagem , lugar e espaço
Tempo geológico e histórico
Tabela de tempo geológico
Marcas na paisagem
Litosfera e estrutura da Terra
Placas tectônicas
Forças endógenas
Forças exógenas
erosão e tipos


Trabalho
Escrito a mão
Pesquisar sobre um terremoto recente ( menos de um ano)
qual a placa tectônica
qual o movimento dessa placa
qual o grau da escala richter
qual a modificação na paisagem
utilize mapas, figuras
obs: a capa pode ser feita impressa.
é necessário bibliografia (recomendo não usar wikkpédia)